domingo, 28 de maio de 2017

Colorizando a partir de foto original em sépia



Embora seja comum acreditar que o tom sépia das fotografias antigas se deve ao envelhecimento natural do papel e da tinta usada na impressão, na verdade o processo de impressão de fotografias em sépia foi desenvolvido para preservar a nitidez da imagem ao longo do tempo, aumentando a vida útil da foto. 

Alguns tons de sépia chegam bem próximo à tonalidade da pele humana, como é o caso da foto menor, à esquerda. No entanto, no processo de colorização empregado neste caso, a foto original foi primeiro convertida para tons de cinza e a imposição das cores foi feita sobre toda a superfície da imagem. 

Para fazer uma experiência com colorização, digitalize uma foto em preto e branco ou em tom sépia na resolução de 300 dpi e envie para o e-mail edgnascimento@hotmail.com para análise e orçamento sem compromisso. 


Atenção

A fim de preservar a qualidade dos originais, é importante que a digitalização das fotos seja feita na resolução de 300 dpi, e o arquivo seja enviado pelo computador. O envio de imagens pelo celular geralmente causa perda de resolução e, em consequência, perda de qualidade. 

Leia os outros post deste blog para mais informações.

Visite e curta nossa fanpage:
https://www.facebook.com/fotoscolorizadas

Contato: 
(47) 9 9774-8373 (Whatsapp/TIM) - c/Edgar
E-mail: edgnascimento@hotmail.com




quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dê vida às suas fotos antigas





































Faça esta experiência. 

Tire um tempo para inspecionar suas fotografias antigas. Examine-as com cuidado. Talvez você possa concluir que tem algumas fotos que merecem mais vida, para resgatar com realismo o ambiente do passado que nelas está registrado. 

O primeiro passo é selecionar as fotos mais importantes. O segundo passo é digitalizar as fotos escolhidas. Digitalize com uma resolução de 300 dpi. Isto é de extrema importância, a fim de garantir a resolução e a definição original das fotos. Feito isto, você já pode organizar um álbum em seu computador e compartilhar as fotos com seus familiares e amigos.

O terceiro passo: Visualizando em seu computador suas fotos em preto e branco digitalizadas, faça uma nova seleção e decida quais registros podem merecer colorização. Imagine como seriam essas fotos em cores! E envie-nos para avaliação e orçamento sem compromisso. 

Você se surpreenderá com o resultado. Sua família e seus amigos também! 

IMPORTANTE: Faça o envio por computador para o e-mail edgnascimento@hotmail.com.

Contato: (47) 9 9774-8373 (Whatsapp/TIM) c/Edgar

sexta-feira, 19 de maio de 2017

As cores estabelecem uma renovada familiaridade com o passado







Temos  um sentimento de separação em relação a antigas imagens em preto e branco. É como se elas fossem meras sombras de um passado longínquo demais para nos recordarmos. Com os olhos de hoje, estamos de algum modo desconectados do mundo real e vibrante que aquelas fotografias realmente retratam.

Adicionando cores a essas images do passado, o espectador é levado para mais perto da realidade em que as fotos foram feitas. As cores nos ajudam a contemplar o mundo como ele realmente era muito tempo atrás, e isto pode ser uma oportunidade para vermos, nas fotos colorizadas, o que próprio fotógrafo viu através de suas lentes.


As cores nos levam  a ver de repente uma antiga fotografia numa nova perspectiva, e nos dão a sensação de que, afinal de contas, o que ela retrata não é assim tão antigo e irreal.


Dana Keller

terça-feira, 9 de maio de 2017

O básico sobre resolução de imagem

Em informática, uma imagem é formada por um mapa de bits, ou bitmap. A figura 1 abaixo foi ampliada 16 vezes para você compreender como uma imagem é constituída. Esta é formada por 20 ladrilhos de comprimento por 15 de altura. A esses ladrilhos, ou lajotas, damos o nome de bits, pixels, dots ou pontos. Daí vem o acrônimo "dpi" (dots per inch) ou "ppi" (pixels per inch ou pontos por polegada). Quanto mais pontos por polegada, maior a resolução da imagem. 


Fig. 1


Observe agora a figura 2. A imagem foi ampliada 8 vezes e, como você vê, tem mais ladrilhos que a anterior: agora são 40 pixels de comprimento por 30 pixels de altura, ou seja, a resolução dobrou. Aumentou o número de informações no arquivo. Se na figura anterior tínhamos 300 pixels, agora temos 1.200 pixels. O objeto fotografado já pode ser claramente identificado.


Fig. 2

A figura seguinte (fig. 3) tem o dobro da resolução da anterior: 80 pixels x 60 pixels, ou 4.800 pixels, no total. É bem mais nítida que as anteriores. 

Fig. 3


A figura 4 mede 160 pixels por 120 pixels, ou 19.200 pixels, e já não se percebem os "ladrilhos", ou os pontos. Das quatro imagens, é visivelmente a que tem maior resolução e a que resultará numa imagem boa para impressão.

Fig. 4

Digamos que você tenha em casa uma fotografia medindo mais ou menos 10cm x 6cm, como a da figura 5. 

Fig. 5

Se você digitalizá-la com uma resolução baixa — os scanners geralmente vêm configurados de fábrica para digitalizar na definição padrão de 72 dpi —, veja na figura seguinte (Fig. 6) o resultado que você poderá obter:

Fig.6 

Percebe como esta imagem está mais turva, com pouca nitidez e borrada? É provavelmente com esta qualidade que a foto será impressa no mesmo tamanho que a original se for digitalizada em baixa resolução. 

300 dpi

Esta é a razão por que se pede que você digitalize suas fotos com uma boa resolução. Digitalizando com 300 dpi, você garante uma resolução boa para restaurar, colorizar e imprimir suas fotos com qualidade. 

Reforçando: Se você mandar escanear suas fotos por terceiros (lan houses ou similares), não se esqueça de frisar a resolução: 300 dpi. Se você não disser nada, provavelmente eles vão escanear em resolução mais baixa. 

Evite celular, Whatsapp e Messenger para enviar arquivos

Quanto maior a resolução da foto, maior será o tamanho do arquivo gerado. A fim de reduzir o tamanho desses arquivos para mais rapidamente carregarem e trafegarem pela internet via celular ou mídias sociais, o tamanho desses arquivos tende a ser reduzido, resultando em perda de resolução e, em consequência, em perda de qualidade de imagem. A fim de evitar que isso aconteça, para restaurar, colorizar ou imprimir, envie seus arquivos sempre via e-mail e por computador.